A primeira fábrica de fiação de Portugal, que se encontra ao abandono desde 2000, no Vale do Ave, irá albergar a produção, logística e distribuição da Hotelar ainda este ano. O investimento para a restruturação da unidade industrial assenta nos sete milhões de euros.

A infra-estrutura, situada num terreno com 37 mil metros quadrados, dos quais 22 mil são de área coberta e distribuídos por dois pisos, irá “juntar todas as valências [produção, logística e distribuição] debaixo do mesmo tecto”, afirma Luís Pereira, administrador da Hotelar Têxteis.

O projecto de reabilitação, a cargo da Ad Quadratum, um gabinete de arquitectura sediado em Vila Nova de Famalicão, será concluído em meados de 2019, uma vez que só falta terminar a terceira e última fase da obra.

A empresa de têxtil, que cria produtos para hotéis, lavandarias industriais, ginásios, spas e restaurantes, vai ocupar uma parte da emblemática Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela, que foi, outrora, uma das maiores unidades industriais têxteis do país.

Esta restruturação vem numa altura em que este sector ganha um novo destaque, visto que a indústria portuguesa do têxtil e do vestuário registou, em 2018, o nono ano consecutivo de crescimento nas exportações.