Embora já tenha iniciado a actividade em Julho do ano passado, a STEF, líder europeia em serviços de logística e de transporte a temperatura controlada, inaugurou ontem, dia 12 de Fevereiro, a sua primeira plataforma própria de transporte, em Algoz (Silves), contando com a presença do director da STEF Portugal, François Pinto.

A nave de 1.200m2 funcionará como espaço de cross-docking de bi-temperatura, dedicadas a refrigeração (3ºC) e a congelação (-24ºC) para o sector agro-alimentar, respondendo assim à crescente procura destes serviços na região Sul do nosso país, causada essencialmente pelo aumento do turismo. A recepção dos produtos é feita em paletes completas ou em paletes multi-cliente, agrupadas.

François Pinto revela que a plataforma tem capacidade para triplicar o seu tamanho, e que dependendo dos resultados verificados nos primeiros meses no activo esta poderá ser ampliada de modo a responder às necessidades crescentes dos seus clientes. “Nós temos capacidade aqui para triplicar a nossa área, quer em refrigerado, quer em congelado. Vamos aproveitar o ano de 2019 para digerir todo o volume que estivemos a assumir”, e avança que “em 2020, sem lugar a dúvidas, lançaremos novos investimentos em Portugal”.

“Nós dobrámos o nosso volume de actividade no Algarve ao longo dos três últimos anos” – François Pinto

Actualmente a plataforma já faz cerca de 300 movimentações por dia, entre 50 e 80 toneladas, expedindo entre 15 e 30 por dia, e François Pinto conta que esperam um aumento de 25% do volume ao longo deste ano. Sendo um mercado muito marcado pela sazonalidade e pela época de grande calor, a este serviço acresce um desafio de manter os níveis de qualidade durante os períodos de maior fluxo de mercadorias e a exigência em termos de volumes e tempos de entrega.

Este investimento veio reforçar a aposta no transporte a temperatura controlada na região Sul, tendo como principal objectivo o reforço da qualidade dos serviços prestados e a maior proximidade dos produtos regionais aos principais mercados europeus. A principal vantagem resultante da criação desta plataforma foi a fluidez das operações, sendo que agora conseguem fazer a recepção da mercadoria quase em simultâneo com a carga dos veículos de distribuição.

Recorde-se que o operador logístico francês também abriu recentemente duas outras naves, em Vila Real e em Mangualde, alargou a unidade de Coimbra e aumentou a capacidade de armazenamento e transporte nas de Lisboa e Porto, numa ronda de investimentos que ascendem a 20 milhões de euros nos últimos três anos, como formas estratégicas de expandir os seus mercados e prestar melhores serviços aos clientes, desenvolvendo as suas redes de transporte nacional.