A reconversão do terminal de contentores sul do Porto de Leixões, em Matosinhos, arrancou esta quinta-feira e deverá estar concluída em Março de 2021. Para esta reestruturação, a Yilport realizou um investimento de 43,4 milhões de euros.

A obra consiste na extensão da plataforma, no aumento da área de operação, no repavimento e na aquisição de novos equipamentos. Desta forma, será possível aliviar o congestionamento do porto, incrementar a capacidade total do contentor, operar de maneira mais produtiva e económica, e possibilitar mais projectos de desenvolvimento.

Uma vez terminada a reestruturação, o terminal terá maior capacidade de movimentação de contentores, passando de 450 mil TEU para cerca de 600 mil TEU.

A Yilport irá ainda desenvolver o terminal norte em duas etapas, visto que já apresenta algumas limitações. A primeira fase contempla o avanço do cais, ampliação, desenvolvimento e mudança da área da marina privada para a zona protegida na Foz do Porto e, a segunda consiste na construção de um novo cais. Este investimento irá aumentar a capacidade do terminal de 150.000 TEU para 400.000, numa primeira instância, e, posteriormente, para 1.000.000.