“As coisas novas sempre importam”. Foi com esta frase que José Costa Faria inaugurou a primeira edição das SCM Talks, com o tema “Nasci para isto”, que decorreu no café Beatus, em Lisboa.  Um evento informal onde as estórias à volta da logística são o principal motivo que junta vários profissionais da área.

A Supply Chain Magazine seleccionou um espaço diferente para acolher este evento. Por diferente entende-se íntimo e pessoal. Era esse o objectivo desta iniciativa. Proporcionar aos ouvintes uma reflexão, não só a nível profissional, mas também pessoal, pois antes de se ser profissional é-se pessoa.

Entre bebidas e petiscos, sorrisos e gargalhadas, ouviram-se as experiências e vivências de José Costa Faria e Patrícia Carvalho que contaram o porquê de terem “nascido para isto”.

“Não sei se nasci para isto, mas tenho 38 anos de carreira e todos os dias fui trabalhar feliz”, refere José Costa Faria a propósito do tema da sessão. O orador detém um vasto currículo na área da logística, tendo passado por empresas como Ibertrans, Logistema, Luís Simões ou DHL. Por agora, decidiu transmitir os seus conhecimentos a quem se prepara para entrar no mercado de trabalho, leccionando na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

“A área de procurement é uma área que me enche” afirma Patrícia Carvalho, especializada neste sector por mais de 13 anos. Trabalhou em empresas como Jerónimo Martins, Carrefour e Novartis, onde se encontra actualmente.

Durante o seu percurso profissional foi abraçando projectos que a completaram na área do procurement, mas também se permitiu sair da sua zona de conforto para experimentar outros campos, como a gestão de vendas na área farmacêutica. Explica que “quando era gestora de vendas senti que ‘não tinha nascido para fazer isto’”. Contudo, afirma que é necessário ter a capacidade de viver as experiências intensamente, “porque são sempre experiências que nos enriquecem”.

Ambos os oradores optaram por uma estrutura de discurso diferente. José Costa Faria contou várias estórias que tiveram lugar em diferentes momentos da sua vida e Patrícia Carvalho explicou a forma como encarou as diversas fases profissionais do seu percurso.

Duas pessoas diferentes com estórias distintas conseguiram criar um momento especial para os ouvintes que escutaram e apreciaram com tanta atenção esta partilha. Hoje decorre mais uma sessão, com o tema “O Dia mais Longo”, desta vez com a presença de António Nabo Martins e Sérgio Baptista.

Pode ver mais sobre o evento em https://www.supplychainmagazine.pt/scmtalks/