A tecnológica portuguesa Saphety acabou de lançar a primeira oferta de contratação pública com facturação electrónica integrada do mercado, a SaphetyGov, uma solução “Gov-Doc” que procura facilitar o processo de facturação das empresas. Através desta plataforma é possível emitir a factura dentro do próprio software e tratar de todo o processo desde a contratação pública até à emissão de facturas legais.

Este serviço, anunciado no ano passado, chega agora ao mercado como resposta à Directiva 2014/55/UE, que obriga as entidades, tanto emissoras como receptoras, colaboradoras com a Administração Pública, a ter o sistema de facturação electrónica totalmente operacional”, sendo o SaphetyGov uma plataforma simples e ágil para comunicarem com milhares de fornecedores, permitindo seleccionar as que melhor se adaptam às necessidades de cada procedimento. Ao mesmo tempo, é ainda uma forma de os fornecedores poderem consultar e responder a centenas de processos, bem como gerir todas as fases, desde a resposta à emissão de factura com valor legal.

A Saphety explica em comunicado que existia uma necessidade deste software no mercado, algo que conseguisse passar pelas diferentes fases de contratação (criação de procedimentos, convites, análises de propostas, assinatura de contratos, etc.), tendo reduzido o esforço administrativo pelos profissionais com esta reestruturação da interface da plataforma. Através desta oferta integrada a empresa acredita estar a aumentar a competitividade, a redução de custos e a melhoria dos processos de negócio de adjudicantes e fornecedores.

A área da contratação pública tem sido uma vertente em que a empresa tem apostado em termos de melhoria contínua do seu software, explicando que “inovação e usabilidade são factores indispensáveis para a disponibilização de uma plataforma que tem como principal objectivo ir ao encontro das necessidades dos seus utilizadores”.