A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) está a lançar um curso em “Condução Eficiente”, que irá incluir métodos de condução defensivos, económicos e ambientais. A eficiência energética é uma das preocupações da associação, considerando que este será um dos focos estratégicos das empresas de transporte no ano 2019.

A crescente e elevada procura por serviços que permitam uma redução de custos, aumento da competitividade e crescimento de resultados apontaram que esta irá ser uma tendência, pelo que a associação decidiu responder às necessidades através do curso, lançado em 2018, que conta com uma análise detalhada do perfil individual de condução em contexto real de trabalho, auxiliada por um equipamento electrónico de análise que emite relatórios sobre o tempo de percurso, consumo médio ou estilos de condução.

Através do acompanhamento do equipamento é esperado que da formação em “Condução Eficiente” se obtenham reduções significativas e sustentáveis do consumo de combustível, alertando para técnicas de condução mais eficientes e seguras. A associação também procura deste modo que as empresas cumpram o Regulamento da Gestão do Consumo de Energia (RGCE).

Ainda nesta vertente, a ANTRAM aposta na oferta formativa para o transporte de mercadorias perigosas (ADR) e destaca a de “Gestão de Tráfego” como uma tendência que se irá manter este ano, como já ocorrera no anterior.