Reduzir excessos de stock, baixar custos de armazenamento e antecipar quando será o melhor momento para adquirir novas matérias-primas e comprar com segurança, renovando o stock de modo equilibrado, é uma vantagem para qualquer empresa. Conhecendo o lead time dos seus produtos consegue ir ao encontro destas necessidades empresariais e tornar o seu negócio mais competitivo, e o Mercado Eletrônico explica como, no seu blog.

O lead time é todo o tempo que um produto demora a passar por todas as fases de produção até chegar ao cliente, e ter o conhecimento da duração deste processo irá possibilitar a criação de uma estratégia de compras para o abastecimento de produtos no momento certo.

Comprar no momento certo poderá ser uma resposta para evitar tanto as questões de excessos como de falta de stocks, mas mesmo em caso de artigos personalizados temos de ter uma ideia real da duração de todo este processo, pois o cliente poderá estar interessado num orçamento e vai querer saber o tempo real que o processo irá demorar.

Reduzir o lead time poderá ser uma das formas para responder mais rapidamente às encomendas, pelo que a promoção de iniciativas para a redução deste tempo é essencial, podendo ser conseguido através da identificação e eliminação de obstáculos e erros existentes ao longo da cadeia de logística.

Uma empresa consegue adaptar a sua estratégia metodológica para o aprovisionamento e optimizar a sua cadeia descobrindo o seu lead time, e esta informação é importante para as compras, pois é através dela que é possível saber quando se deve comprar, evitando faltas ou excessos de stock.

Adquirir produtos ou matérias-primas com demasiada antecedência não é uma estratégia eficaz, envolve uma necessidade de armazenamento, e caso envolva perecíveis é uma situação grave. É importante que haja controlo, precisão e organização para que o departamento de compras consiga planear com rigor as suas necessidades.

É também necessário ter em conta diversos factores para o planeamento e para conseguir prever alguns possíveis erros que possam ocorrer ao longo da cadeia logística. Os fornecedores e a sua proveniência são dois dos factores que podem criar disrupções na cadeia, há que conhecer bem os fornecedores e ter um leque diverso, e se forem de diferentes regiões poderá evitar que uma catástrofe ou imprevisto local comprometa toda a sua operação, mas também há que ter em conta o risco associado ao custo de transporte e à qualidade de produto e serviço fornecidos.

Também é importante que o departamento de compras saiba escolher contratos e investir na relação com fornecedores-chave de forma a criar parcerias. Em situações imprevistas, poderão ser eles os responsáveis por conseguir auxiliar e aceitar pedidos urgentes, salvando o seu lead time.

A data da compra e o cálculo do tempo que a encomenda demora a chegar também têm de ser preocupações a ter desde sempre. Saber os prazos em que se vai receber os produtos é uma forma de garantir uma boa organização logística e pró-activa.

Há por fim um factor imprescindível nos dias de hoje: garantir velocidade na distribuição. Vivemos numa época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes relativamente aos prazos de entrega, e são mais fiéis à velocidade.

Gestão organizada. Esta é a fórmula para reduzir o lead time e optimizar a logística através da aposta na previsão das necessidades da cadeia de abastecimento.