Quase um ano após o início da parceria entre a Worten España e a ICP Logística, esta torna-se já um caso de sucesso para a empresa. A subsidiária da SONAE MC procurou uma solução omnicanal, apostando na eficiência logística, e através da ICP conseguiu que hoje a Worten tenha no país vizinho uma presença muito forte no online.

Numa entrevista publicada no site da ICP, Pedro Chainho, Head Of Supply Chain Iberian Market da Worten, conta que inicialmente a aposta no omnicanal era uma necessidade, pois contavam com um sistema misto, “meio outsourcing”, e tinham um fornecedor de serviços a gerir a operação e as pessoas. O responsável conta que precisavam “de um parceiro logístico capaz de facilitar e optimizar os processos que se levam a cabo na gestão da cadeia de abastecimento e contribuir com valor acrescentado para os pontos-chave da nossa estratégia, a curto, médio, mas sobretudo a longo prazo”.

Ao mesmo tempo, a Worten não precisava só de um parceiro que apenas transportasse e armazenasse os produtos, também precisava de alguém que cuidasse simultaneamente da sua instalação e fosse capaz de dar suporte e manutenção aos equipamentos. Procuravam “um sistema diferente, um software novo e flexível”, conta Pedro Chainho.

Entre as soluções desenvolvidas à medida das necessidades da Worten encontrava-se por isso um sistema informático desenvolvido pela empresa, completamente integrável com os sistemas já existentes, permitindo-lhes um controlo total de tudo o que ocorre em armazém, desde realizar expedições, rever movimentos por referência ou ter uma visão de stock em tempo real.

Também foram desenvolvidas aplicações móveis para a gestão de incidências e de transporte, oferecendo informação em tempo real aos clientes, alertando caso haja algum problema com o produto durante o transporte. Além disso, o sistema também é capaz de tratar da gestão da logística inversa e do serviço pós-venda, facilitando todo o processo de devolução de produtos.

“A transição foi efectuada de uma forma rápida e eficaz. Uma mudança tão importante num sistema desta envergadura é muito complicada de levar a cabo. Porém, e ainda que seja um processo crítico pelo impacto que pode ter no negócio, finalizou-se correctamente e foi concluído em um mês”, conta o responsável da Worten, acrescentando que se encontram “muito satisfeitos com o esforço realizado por parte da equipa da ICP para que a operação tivesse o mínimo impacto possível na nossa actividade diária”.

Pedro Chainho mostra-se confiante relativamente ao futuro e conta que têm como objectivo continuar a crescer e definir outras oportunidades para melhorar a logística da empresa, mantendo-se ao lado da ICP.