Depois de já terem registado um decréscimo de 4,3% entre Janeiro e Outubro de 2018, Novembro também não foi um mês fácil para os portos do Continente. Em termos percentuais, o 11º mês teve uma queda de 8,7% nas exportações, tendo sido registado ainda um crescimento de 11,5% nas importações, resultado do aumento de 21,3% nos materiais de transporte, segundo informações do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre as causas esteve a greve dos estivadores do porto de Setúbal, explica a mesma fonte, “devido à diminuição verificada no comércio Intra-UE e no comércio Extra-UE, sendo de destacar o decréscimo das exportações de Material de transporte, maioritariamente de Automóveis para transporte de passageiros, em 29,4% (contributo de -5,7 p.p. para a taxa de variação homóloga do total das exportações de bens), que estará associado à greve dos estivadores no porto de Setúbal”.

O défice da balança comercial de bens atinge deste modo os 2066 milhões de euros, um aumento de 1157 milhões face ao mês homólogo anterior.