No passado dia 23 de Dezembro a Auto Sueco entregou à CM Tir Transportes Nacionais e Internacionais, o primeiro Volvo FH LNG, movido a gás natural liquefeito, reforçando assim a sua oferta no mercado dos combustíveis alternativos.

Apresentados no final de 2017, os novos modelos FM e FH LNG movidos a gás natural liquefeito ou biogás, disponíveis nas versões de 420 ou 460 cavalos para operações de longo curso ou transporte regional pesado, têm a mesma performance, características de condução e consumo de combustível dos modelos movidos a gasóleo.

Tal é possível devido à opção da Volvo pela utilização do ciclo Diesel, em vez da solução convencional de ciclo Otto (com velas de ignição) para veículos a gás. O novo motor de 13 litros movido a gás de 460 hp tem um binário máximo de 2300 Nm, enquanto que a versão 420 produz 2100 Nm, exactamente igual aos motores a gasóleo correspondentes e com o mesmo consumo de combustível, que é cerca de 15 a 20% inferior face aos motores a gás convencionais. Os novos modelos permitem assim aos operadores que optem pelo gás natural como combustível alternativo, não terem de comprometer a produtividade dos seus veículos.

Além disso, as emissões de CO2 são 20 a 100% inferiores quando comparadas com o gasóleo, dependendo da escolha do combustível, permitindo à marca e aos seus clientes darem uma resposta clara aos desafios ambientais ligados ao aquecimento global, indo também ao encontro da estratégia da União Europeia para a descarbonização do sector dos transportes.

A viatura entregue à CM TIR está equipada com o motor a gás de 460 hp, caixa de velocidades I-Shift complementada pelo I-See (Cruise Control inteligente) e V.E.B. + (Volvo Engine Brake Plus).