Antes de mais desejo um excelente ano a todos e que consigam, acima de tudo, atingir os vossos desejos e objetivos pessoais, bem como os profissionais.

Trago boas notícias, pois as perspetivas de recrutamento para 2019 são muito positivas!

Sentimos que o mercado está cada vez mais focado nos profissionais da Logística e Supply Chain (o recrutamento especializado nestas funções poderá crescer entre 12% a 18%), existindo uma maior aposta em funções de elevada responsabilidade, sendo que as organizações já veem estes departamentos como fulcrais para um crescimento sustentável e equilibrado das mesmas.

Deixo-vos alguns tópicos, que poderão ser o foco das organizações em 2019, na Logística e Supply Chain:

  • As organizações, para fazer face ao crescimento do e-commerce e do digital, irão apostar no recrutamento de profissionais para os seus departamentos de Compras e Logística (o crescimento poderá ser entre 5% a 12% face a 2018), pois são dois dos pilares mais importantes para o sucesso deste sector nas empresas.

  • Foco cada vez maior no tracking de mercadorias e em toda a sua cadeia de abastecimento, aumentando os níveis de rastreabilidade e de qualidade de serviço prestada ao cliente e, em alguns casos para fazer face também à nova legislação sobre a falsificação de mercadoria (diretiva 2011/62/EU).
  • Aposta no recrutamento e formação de funções middle-management, que tenham um grande foco no negócio, como por exemplo: Demand Planning, Sales Planning, Category Buyer, Strategy Buyer, Continuous improvement specialist, entre outros, funções que poderão ter um crescimento perto dos 10% a 15% face ao ano anterior.

  • Tanto 2017 como 2018 foram anos de crescimento e de aposta na Logística e Supply Chain, pelo que acreditamos que 2019 não irá ser diferente, sendo uma das áreas que maior crescimento registará nos próximos anos!

Continuem a apostar em funções de Logística e Supply Chain, pois estão cada vez mais perto dos lugares de decisão e cada vez mais focadas no negócio e no aumento da rentabilidade das empresas.

Que 2019 seja um grande ano para os profissionais da Logística e Supply Chain, que Portugal acompanhe esta tendência mundial e que aproveite o crescimento da economia para se fortalecer nestes departamentos, pois os seus profissionais merecem e as organizações precisam deles cada vez mais!

Filipe Forte, Senior Consultant | Engineering, Logistics & Supply Chain | Michael Page