A fabricante portuguesa myPartner desenvolveu um sistema ERP na nuvem baseado em Microsoft Dynamics 365 Business Central, cujo objectivo é servir pequenas empresas. O myBusiness365 foi mesmo apresentado na sede da Microsoft em Portugal, com a qual a myPartner tem uma relação muito estreita.

De acordo com os responsáveis, a solução pretende simplificar os processos de negócio e distingue-se pela interface, com actualizações automáticas e integração com outras ferramentas (por exemplo, o Office 365). Uma vez que se dirige a pequenas empresas, o myBusiness365 promove o essencial: gestão das finanças, automatização da logística e distribuição, melhoria do serviço ao cliente, gestão de projetos e optimização de operações.

O CEO da myPartner, Eduardo Nogueira, disse na apresentação do ERP que “as pequenas empresas têm as mesmas necessidades no que diz respeito aos sistemas de informação do que as grandes”, mas possuem menos recursos humanos e menor capacidade de investimento. Por outro lado, referiu, “estão muito próximas do cliente final, tendo muito a ganhar com os sistemas de informação que permitem uma total personalização.”

Uma diferenciação, diz a empresa, é que o myBusiness365 tem os custos diluídos ao longo do tempo. A fornecedora criou três planos de subscrição, myEssential, myBusiness e myExpert, com versão de experiência gratuita por quinze dias. A adesão inclui o suporte.

Outro aspecto salientado pela myPartner é que as operações estão disponíveis através de smartphone e sempre acessíveis. Eduardo Nogueira acrescenta que o sistema “permite ainda trabalhar em equipa”, uma característica importante para as pequenas empresas e que liga clientes, fornecedores e outras entidades.