O Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO) escolheu a Everis para modernizar a sua plataforma de compras, estando ainda a desenvolver um sistema de automação do processo de compras utilizando as tecnologias blockchain e RPA (Robotic Process Automation) procurando assim acelerar o processo de compras, segurança e rastreabilidade da informação.

Júlio Pedro, vogal do conselho de administração do IPO Lisboa, conta que este sistema será facilitado pelo uso da tecnologia blockchain, permitindo “a visão integrada e transparente do processo de contratação pública”, bem como a “monitorização mais activa e eficaz de todos os processos e resultados”. Dá ainda destaque para as vantagens obtidas em termos de “ganhos evidentes no tempo despendido”, recursos alocados, redução do erro e “objectivos críticos na optimização e segurança do processo de contratação pública”. O RPA irá ainda aumentar a eficiência dos trabalhadores, permitindo que estes se foquem noutra tarefas.

A Everis conta que esta tecnologia torna o sistema mais “seguro e auditável”, e que as vantagens vão da uniformização e agilidade à transparência e rastreabilidade dos processos de contratação e redução de tarefas manuais, bem como monitorização e controlo da execução contratual. A consultora explica também que ao permitir uma ligação automática com várias entidades externas torna desnecessária a replicação dessa mesma informação através de várias plataformas.