Com um investimento de 5 milhões de euros, a fábrica da Ficocables será ampliada com um novo edifício que visa aumentar a competitividade, a eficiência e a capacidade de produção da empresa em Portugal. A construção deste novo edifício, de 7800 m2 de superfície, foi recentemente concluída e prevê-se que inicie a sua actividade em Janeiro de 2019.

O grupo Ficosa, fornecedor global de primeira categoria que se dedica à investigação, desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas de segurança, comunicação e eficiência para o sector automóvel e da mobilidade, reforça a sua presença em Portugal através da criação de novas instalações com 7800 m2 de superfície. Este novo espaço, um investimento de 5 milhões de euros, permite a ampliação da fábrica da Ficosa na cidade da Maia, denominada Ficocables, e que até ao momento dispunha de mais de 17 000 m2 .

As novas instalações vão dar resposta à necessidade da Ficosa de aumentar a sua capacidade produtiva em Portugal com uma nova organização das suas instalações, centrada em reforçar a sua competitividade, eficiência e produtividade, bem como em oferecer um melhor local de trabalho aos seus funcionários.

Neste sentido, o novo edifício, cuja construção está já totalmente finalizada e cujo início de actividade está previsto para Janeiro, integra espaços de desenvolvimento de produto, equipados com tecnologia de última geração que cumpre com os mais altos padrões de eficiência energética, como escritórios técnicos, salas de engenharia e laboratórios; criando uma imagem renovada, mais fresca e moderna.

Nas palavras de Costa Pereira, country manager da Ficosa em Portugal: “A decisão de reforçar a fábrica da Ficocables com a criação de um novo edifício não se baseia apenas na nossa vontade de aumentar a sua eficiência e capacidade de produção para dar uma melhor resposta ao mercado europeu, mas também em oferecer um serviço optimizado aos nossos clientes e um futuro melhor a todos os colaboradores que fazem parte da nossa equipa, através da criação de instalações modernas e mais competitivas.”

Fundada em 1972, a Ficocables foi a primeira fábrica que a Ficosa abriu fora das fronteiras espanholas, tendo sido pioneira em Espanha em iniciar o seu processo de internacionalização. Desde então, esta fábrica foi crescendo em volume de negócios, bem como em sistemas para assentos e portas. A fábrica, que dispõe de uma unidade de produção e de um centro de I+D, também fornece cabos de accionamento aos principais fabricantes de automóveis e actualmente emprega mais de 1400 profissionais.