A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a cadeia de distribuição brasileira Pão de Açúcar uniram-se numa acção de promoção de vinho verde para o mercado brasileiro e exportaram cerca de 200 mil garrafas de vinho, de 13 produtores nacionais, num total de 460 mil euros, revelou a AEP.

De acordo com a AEP, esta iniciativa, organizada em parceria com a Opal e com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é “a maior exportação registada, de uma só vez, de um tipo de vinho para o mercado brasileiro”.
“Face ao crescente interesse pelo Vinho Verde no Brasil, e que é neste momento transversal a este país continental, entendemos ser de interesse do sector vitivinícola português promovermos uma acção em parceria com uma das maiores cadeias de distribuição deste país, o Pão de Açúcar, que tem mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, e que tem uma presença relevante há diversos anos neste mercado”, acrescenta ainda a Associação Empresarial de Portugal.

Paulo Nunes de Almeida, presidente da associação, diz ainda que “apesar da carga fiscal elevada, que acaba por penalizar os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, este é um processo que merece o esforço e empenho da AEP”.
“Acreditamos que esta tipologia de acção deve ser replicada no futuro pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que desperta em todos os agentes económicos”, conclui.

Em Julho de 2016, a cadeia brasileira de distribuição Pão de Açúcar importou mais de 100 mil garrafas de vinho português, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, num negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.