A gigante do comércio electrónico chinesa, Alibaba, pretende abrir um centro de logística inteligente gigante em Liège, na Bélgica, no aeroporto local. Trata-se de um acordo assinado entre a plataforma e o governo da Bélgica de modo a promover as operações comerciais, uma iniciativa que ocorreu depois de a Bélgica ter integrado o Electronic World Trade Platform (eWTP), iniciativa de comércio electrónico inclusivo liderada pelo grupo Alibaba.

O novo centro irá ocupar um espaço de 220.000m2, num investimento de 75 milhões de euros, e a Alibaba espera que a primeira fase do centro logístico se encontre operacional a partir de 2021, tornando-se um facilitador de operações de negócios com a China.

Esta colaboração com o governo da Bélgica irá ainda ajudar em especial as pequenas e médias empresas, pois ambas as partes estarão empenhadas em construir uma plataforma de comércio para facilitar o acesso às oportunidades de comércio além-fronteiras, tornando-o mais equitativo.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, considera que “esta será uma grande oportunidade para impulsionar as exportações e trazer benefícios económicos para a sociedade, incluindo oportunidades de emprego para Liège. A participação no eWTP sublinha a visão do nosso país para ajudar as pequenas e médias empresas locais a serem mais competitivas no mercado global na era digital”.

O grupo Alibaba também espera importar produtos no valor de 200.000 milhões de dólares nos próximos 5 anos.