O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, anunciou à Lusa que o porto de contentores de Castanheira do Ribatejo poderá estar operacional em Outubro de 2019, e que o que se encontra a atrasar as operações são os testes de impacte ambiental que se encontram a ser feitos.

“Estamos a falar de um projecto que teve necessidade de avaliação de impacto ambiental e que teve um parecer positivo. O promotor conta entregar o relatório de conformidade ambiental em Dezembro e, depois, estar-se-á em condições de iniciar a construção do porto”, conta o autarca.

O porto fluvial terá dois hectares, sendo o cais construído sobre estacas com 23 metros de frente de rio por 23 metros de profundidade, e a plataforma logística ocupará 100 hectares, um contributo importante para facilitar o transporte de mercadorias, mas também para o que Alberto Mesquita destaca como sendo um impacto positivo tanto para a economia, como para o ambiente. “Quanto mais transportes fluviais tivermos, menos camiões e trânsito pesado teremos nas nossas vias. A potencialização do rio Tejo, que é uma verdadeira autoestrada, é uma óptima notícia”, comenta, dando também destaque à criação de postos de trabalho que o investimento irá envolver.

O porto funcionará diariamente, transportando as mercadorias através de navegações com capacidade para cerca de 100 contentores.