O Porto de Leixões terminou ao fim da tarde de sexta-feira, 30 de Novembro, o primeiro embarque dos veículos provenientes da fábrica da Autoeuropa.

“O sucesso desta operação revela que Leixões está, de facto, preparado para fazer parte das soluções e para responder às necessidades de movimentação e exportação de viaturas automóveis”, afirma a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Tendo em tempos sido uma operação habitual e regular no porto nortenho, a movimentação de veículos automóveis esteve interrompida durante 12 anos em Leixões, regressando agora para dar resposta às solicitações da Autoeuropa, na sequência da greve dos estivadores no porto de Setúbal.

A APDL e o operador portuário Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões (TCGL), congratulam-se pela eficácia da operação e pela resposta que deram às necessidades do mercado. Recorde-se que o Porto de Leixões é o principal porto do País em movimentação de carga roll-on/roll-off, serviço necessário à movimentação de veículos na área portuária. Só em 2017, este segmento de carga cresceu 18% em Leixões, registando um movimento de um milhão de toneladas de mercadoria.