A construtora Alves Ribeiro inaugurou no passado dia 21 de Novembro o Silk Road Paris. O novo centro de venda a retalho parisiense que se dedica especialmente ao comércio de produtos chineses conta já com 400 lojas, numa área de 10 hectares, e pretende ser uma paragem obrigatória para os negócios da China com a Europa. O novo espaço de retalho de vestuário, acessórios de moda e decoração situa-se próximo ao aeroporto Charles de Gaulle, um local estratégico para a atracção de investimento chinês e colocar estes vendedores em contacto directo com os compradores europeus.

Este foi o primeiro investimento da portuguesa em França, e na inauguração estiveram presentes algumas das altas figuras francesas, como o antigo primeiro-ministro, e actual conselheiro especial do Governo francês para os assuntos chineses, Jean-Pierre Raffarin, também apelidado “Monsieur Chine”.

“O comércio é a melhor maneira de as pessoas se entenderem. E é por isto que este centro faz sentido. Este é um investimento português significativo porque se trata de um povo de comerciantes. E, tal como os chineses, são também bons interlocutores e bons trabalhadores. Estas são capacidades que nem sempre temos aqui em França”, conta o antigo Primeiro-Ministro francês.

Também presente na inauguração, em representação de Portugal, esteve o embaixador Português em França, Jorge Torres Pereira, antigo diplomata em Pequim que acompanhou de perto o interesse da China em construir uma nova Rota da Seda e uma nova Rota Marítima da Seda no século XXI. “Este investimento faz todo o sentido no laço comercial entre a China e a Europa. Portugal foi o primeiro país a fazer a rota marítima da porcelana e, por isso, esta é a continuação da nossa tradição de ligar os dois continentes”, disse o embaixador, destacando a importância do investimento como sendo “um dos investimentos mais importantes dos últimos anos” feito por uma empresa portuguesa em França.

Cerca de 30% das lojas já se encontram ocupadas, maioritariamente pela comunidade chinesa, havendo uma grande preocupação com a segurança e as condições oferecidas. Também o Crédito Agrícola investiu neste espaço para ceder às empresas portuguesas que pretendam expor os seus produtos na capital francesa e apostar na internacionalização.

“Adquirimos aqui um espaço e vamos disponibilizar este espaço para os nossos clientes virem aqui expor os seus produtos e dinamizarem a sua actividade internacional”, conta o director de Negócio Internacional do Crédito Agrícola, João Barata Lima.

A Alves Ribeiro conta que dependendo do sucesso do Silk Road Paris, pretende acrescentar mais lojas – num total de 1.000 lojas de retalho – e outros serviços como hotéis e mais restauração, tendo para isso já mais duas parcelas de terreno adquiridas à volta do aeroporto Charles de Gaulle.