A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, InovCluster, formalizou na semana passada, em Praga, a constituição de um grupo do sector das embalagens inteligentes e activas na Europa, o Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Ad-Pack EEIG (European Economic Interesting Group), tornando-se um dos quatro membros fundadores, tendo consigo a Nanoprogress (da República Checa), Balticnet-Plasmatec (da Alemanha) e a Plastiwin (da Bélgica).

“O objetivo do Ad-Pack EEIG é apoiar as PME europeias no acesso facilitado às cadeias de valor globais e aos mercados globais, quer ao nível comercial quer ao nível da investigação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, no sector das embalagens inteligentes e activas, procurando também responder aos desafios da sustentabilidade”, conta Cláudia Soares, Presidente da InovCluster.

A Presidente também refere que o passo que se encontram a dar terá uma grande importância para o sector agro-alimentar, e em particular para Portugal, onde existem necessidades concretas que carecem de resposta urgente e para as quais ainda não existem quaisquer soluções no mercado. “Exemplos disto são a necessidade ao nível de embalagens para a conservação de alimentos que permitam maiores tempos de vida útil, um factor muito importante para responder à aposta do país na internacionalização do sector agroalimentar e assim permitir o acesso de cada vez mais produtos alimentares portugueses aos mercados externos”, conta a responsável.

Também procuram desenvolver embalagens que comunicam ao consumidor informações importantes relativamente ao produto, prevenção de contrafacção, utilização de embalagens que podem interagir com os alimentos no seu interior devido a ambientes modificados de modo a garantir determinadas propriedades, entre outras, tudo isto através de soluções tecnológicas.

Desde 2016 que a InovCluster integra este consórcio, composto por vários clusters e entidades europeus. Neste momento encontra-se a desenvolver acções de apoio à internacionalização de PME portuguesas e europeias para mercados externos, como os EUA, Canadá e China. Qualquer empresa ou entidade nacional do sector das embalagens inteligentes e sustentáveis, ou relacionados, que esteja interessada em participar neste projecto poderá fazê-lo, bastando apenas para isso contactar a InovCluster manifestando o seu interesse.