O Verão já passou, embora por vezes ainda teime em fazer uma visitinha ou outra, no entanto, trouxe-nos alguns ensinamentos que nos podem ajudar a antecipar o que se avizinha no próximo ano! Entre os aumentos de vendas de alguns básicos necessários para essa época, como gelados, frescos, gelo ou refrigerantes, existem outras necessidades que as equipas de procurement têm de ter em conta, e como tal, deixamos cinco recomendações a ter em conta na época balnear.

Planos de contingência
No caso de a sua cadeia de abastecimento passar pelo estrangeiro, existe uma possibilidade de as diferenças de temperaturas estarem a actuar, e isso implica que no momento em que decidem iniciar uma parceria, as empresas façam as perguntas certas. É sempre necessário ter uma abordagem pró-activa e procurar ter sempre um plano de reserva para o caso de algo acontecer.

O fornecedor de “segundo grau”
Temos de nos preocupar sempre com os nossos fornecedores, mas não nos devemos ficar por aí, devemos conhecer toda a teia, ir aos fornecedores dos nossos fornecedores, pois se eles falharem é provável que isso nos afecte também a nós. É importante que saiba que partes da cadeia podem ser afectadas pelo clima e garantir que os fornecedores tenham soluções adequadas a cada situação. A produção poderá tornar-se um problema em série de um momento para o outro sem que compreendamos a razão.

Picos de vendas
Com o aumento da temperatura existem alguns artigos em especial que carecem de uma especial atenção, pois esgotam mais facilmente e convém ter um stock maior. Analise as vendas dos anos anteriores e tente compreender um padrão, juntamente com as tendências que vão aparecendo, é uma boa forma de evitar a acumulação de grandes stocks e tentar equilibrar e gerir melhor os produtos. Também é importante que os fornecedores consigam garantir que os seus produtos estejam em loja atempadamente, de modo a não haver falhas de stock, mas ao mesmo tempo procurando que não haja um excesso do mesmo.

Previsão
Sendo impossível prever exactamente o tempo que fará em cada local, podemos conseguir prever um pouco quais os produtos mais procurados em cada época, mas também a forma como eles são transportados e as mudanças de temperatura a que cada um possa ser sujeito e que poderá danificar a mercadoria, como é o caso de produtos importados de outros países e/ou continentes. As tendências também são uma área de aposta, mas arriscada, especialmente na área da moda em que as empresas terão de perceber, por exemplo, quais os tipos de tecidos que irão comprar.

Negociar preços
Negociar com os fornecedores faz parte, e se conseguir negociar com eles um preço fixo de modo a conseguir obter lucros e evitar aumentos de custos para a sua empresa irá obter um aproveitamento ainda maior, especialmente se começar a perceber que o produto terá tendência para aumentar o preço, será uma boa forma de garantir que isso não aconteça consigo. Esta negociação deve ser feita logo na fase de sourcing, fixando os preços num determinado período de tempo, oferecendo sempre em troca algo que lhes seja tanto favorável a eles como a si, como um contrato a longo prazo ou condições favoráveis de pagamento, pelo que mesmo um aumento máximo de preços já poderá ser benéfico para o seu abastecimento.