Saiu o estudo anual da Deloitte relativamente ao trabalho de Director de Compras, tendo envolvido 504 líderes que representavam empresas que, juntas, somam 5.5 biliões de dólares americanos. Desde há sete anos que a empresa de consultoria faz este estudo e dá a conhecer as tendências deste sector publicamente.

As maiores estratégias para os profissionais de compras são a redução de custos, a aposta em novos produtos e gestão de riscos, com 78, 58 e 54%, respectivamente, havendo uma grande preocupação com a redução dos custos diários da empresa, bem como os anuais, o que resultou em excelentes balanços. 61% dos líderes destacaram um melhor ano em termos de poupanças relativamente ao ano anterior.

Um dos grandes problemas que os directores de procurement enfrentam, na sua maioria, é a falta de transparência, ou os limites desta, para além dos fornecedores de primeiro nível, e o facto de 17% não ter sequer uma estratégia digital, e dos que têm, apenas 18% ter uma estratégia digital suportada por um estudo de caso completo, são um grande entrave a essa evolução.

O estudo também revela que, em termos de aposta no desenvolvimento dos profissionais do sector, 72% destes líderes gasta apenas 2% do orçamento nas formações da área, das quais se destacam características mais específicas de procurement, como treinos de negociação ou estratégias de abastecimento, soft skills e digital skills.

No geral, o estudo revela que houve uma evolução relativamente aos anos anteriores, e que a aposta nesta área começa a ser maior, mas permanece a necessidade de desenvolver melhor o sector por parte das empresas. Já começa a ser uma área que revela um crescimento, mas ao qual ainda falta inovação, e na era do 4.0 os resultados digitais ainda não são inteiramente favoráveis.