A XPO Logistics revelou que os seus planos passam pela implementação de 5000 robots inteligentes nos centros logísticos da América do Norte e Europa.

Os robots, concebidos para auxiliar pessoas, serão um apoio para os funcionários da XPO para além de contribuírem para o crescimento futuro. A XPO tem uma aliança estratégica com a empresa de robótica GreyOrange Pte. Ltd., a qual elegeu a XPO para fornecedora logística exclusiva no uso dos robots na América do Norte, no Reino Unido e oito países da Europa.

Bradley Jacobs, CEO da XPO Logistics, salientou: “Desenvolvemos a nossa tecnologia em logística para integrar o último grito em automatização inteligente e adaptá-la a uma velocidade vertiginosa, permitindo-nos assim melhorar substancialmente a eficiência, os prazos de execução e os custos. Dispor de 5000 robots colaborativos permitirá que as nossas operações logísticas sejam mais seguras e produtivas no que diz respeito à preparação das encomendas, ao acondicionamento e à classificação. Estas são mais-valias importantes para os nossos clientes, especialmente nos sectores do comércio electrónico e da distribuição omnicanal, nos quais a rapidez e a precisão das encomendas são elementos fulcrais para competir no mercado”.

Esta última implementação da XPO na robótica enquadra-se no investimento de 450 milhões de dólares em tecnologia
Os robots autónomos são parte integrante de um sistema modular de picking individual e personalizado de mercadorias, que também inclui estantes móveis para o armazenamento e espaços reservados à preparação de encomendas. Cada robot pode mover uma carga de aproximadamente 450 a 1.500 kg de peso, levando-a até ao espaço onde se encontra um funcionário podendo gerir até 48 encomendas em simultâneo. Todo o processo é controlado pelo sistema de gestão de armazéns de que a XPO é proprietária.

Rápida e flexível, esta solução permite fazer a gestão de entregas no mesmo dia e, no dia seguinte, encurtar os tempos de envio e ajudar os trabalhadores a minimizarem o tempo nas distâncias percorridas e os erros manuais.

Esta última implementação da XPO na robótica enquadra-se no investimento de 450 milhões de dólares em tecnologia prevista pela empresa para este ano. Entre as inovações mais recentes lançadas constam a XPO Direct, a rede de distribuição de espaço compartilhado, a integração de voz com a Amazon Echo e a Google Home para realizar o seguimento das entregas dos produtos volumosos ao cliente final e a XPO Connect, uma bolsa de cargas digital com infra-estrutura multimodal.