A líder da América Latina no fabrico de reboques e semi-reboques, a Randon Implementos, adquiriu o software de gestão da Siemens, Teamcenter Product Cost Management, de modo a optimizar a sua produtividade e reduzir os tempos de aprovisionamento. Os resultados foram quase imediatos, sendo que no trabalho seguinte foram registados aumentos na ordem dos 15% em ganhos de competitividade, uma redução de 5 a 15% em tempos de produção e de 30% em optimização de layout.

A Randon precisava de uma ferramenta que lhe permitisse ter uma visão sistémica dos seus processos e fluxos, aumentasse a sua produtividade e melhorasse os tempos de aprovisionamento, que nesta área são críticos, ou poderá parar toda a produção, e este sistema veio ajudar a combater os problemas que tinham anteriormente.

Relativamente à escolha, Sandro Trentin, director de Tecnologia e Inovação da Randon Implementos, conta que foi feita devido às suas funcionalidades, quando comparada com outros sistemas de software: “a decisão pela escolha dos softwares da Siemens foi facilitada devido à ferramenta estar endossada pela consultoria e pelos trabalhos de engenharia e análise de valor. Avaliamos algumas ferramentas de outros fabricantes de software, porém, não foi encontrada nenhuma com a abrangência e a robustez do Teamcenter Product Cost Management”.

Até adoptarem este sistema, os dados eram recolhidos numa folha Excel, sem que existisse um padrão, cada área trabalhando com um documento diferente, não estando os dados interligados entre si, o que dificultava imenso a gestão dos dados e requeria que os dados fossem actualizados mensalmente.