A empresa sueca continua a mostrar a sua aposta na redução das emissões para a atmosfera, anunciando a sua intenção de alterar toda a sua frota para veículos de emissões zero, tendo apostado recentemente em veículos eléctricos para cinco grandes cidades do mundo. As entregas em Amesterdão, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e Xangai já vão ser feitas em veículos livres de emissões até 2020, ano em que pretendem atingir uma redução de 25% nas emissões das suas entregas, procurando mesmo eliminá-las por completo até 2025.

O director-geral do Grupo IKEA, Jesper Brodin, já mostrou a sua vontade de avançar rapidamente com a sua nova frota nestas cinco cidades, onde têm mercados fortes. Em França já irão contar com o serviço Renault Mobility, uma parceria feita entre as empresas de aluguer de veículos através de uma aplicação de telemóvel para que a pessoa possa transportar a mercadoria que comprou na loja até casa.

Recorde-se que ainda na semana passada o IKEA já havia apostado em veículos híbridos da XL Hybrids nos EUA, utilizando os motores eléctricos como forma de compensar os motores a combustão, sendo esta uma nova aposta em veículos amigos do ambiente.

A sustentabilidade é desde sempre imagem de marca da cadeia de retalho  sueca e a redução da pegada ecológica uma preocupação sempre presente na estratégia de negócio da IKEA. No caso de Portugal, o ano passado esta cadeia de artigos para o lar fez 130 mil serviços de entrega e de acordo com fontes da empresa os números apontam para um enchimento dos camiões da ordem dos 95%. 

Por outro lado, tudo o que vem do centro logístico de Valls, Tarragona, para as lojas portuguesas chega de comboio ou então directamente do fornecedor, além das mercadorias contentorizadas que vêm através do porto de Lisboa ou Leixões, no caso da zona Norte.