O novo veículo eléctrico dos CTT começou por ser testado em Aveiro, e o “Ovo” irá agora ser utilizado para fazer entregas em Lisboa, Porto, Aveiro e Évora, até ao final do próximo mês. O eléctrico chamado UOU e foi o resultado da parceria entre os CTT e a UOU Mobility – uma startup de São João da Madeira -, é um veículo pensado para fazer entregas em locais urbanos, sendo que irão ser distribuídos 12 veículos pelas quatro cidades portuguesas até à data estabelecida.

A empresa destaca que dos 353 veículos de que os CTT dispõem, cerca de 10% é movida a combustíveis não fósseis, e a aposta nestes veículos sustentáveis tem vindo a ser cada vez maior, mas não foram revelados valores relativamente a esta modernização, “uma vez que este é um projeto-piloto alargado ainda é prematuro revelar valores de investimento”. Revela sim, que fazem parte do programa de racionalização dos consumos energéticos da frota entre 2018 e 2020.

Apenas com estes Vedur os CTT prevêem reduzir em cerca de 877kg de CO2 por ano com cada veículo, esperando uma redução estimada em perto de 10.500kg CO2.