A Amazon comprou à Mercedes-Benz 20 mil Sprinter no seguimento da sua nova estratégia para o transporte e distribuição de encomendas nos Estados Unidos. 

A gigante do e-commerce quer deixar de depender ou depender cada vez menos de empresas como a FedEx, a UPS e o serviço postal norte-americano, pelo que, para além da compra desta grande frota de veículos, associou-se a pequenas e médias empresas de transporte, 500 no total, que trabalharão para si, mas que terão autonomia em termos de gestão.

Estas empresas passarão a dispor, cada uma, de 40 carrinhas e 100 novos motoristas. Com esta estratégia, a empresa de Jeff Bezos começa a criar a sua própria rede de distribuição, o que lhe permite melhorar os tempos de entrega e reduzir os custos de envio. O modelo de negócio baseia-se na compra dos veículos por parte da Amazon, que por sua vez os aluga àquelas empresas. Deste modo, a gigante do e-commerce recebe receitas pelo aluguer dos veículos, mas garante às empresas uma facturação anual de 300 mil dólares.