Num inquérito realizado pela consultora de recrutamento Michael Page, a maioria dos 640 inquiridos em Portugal mantiveram-se positivos relativamente aos seus futuros nas suas empresas, sendo que mais de metade se considera numa situação económica positiva. Como base do inquérito estiveram os profissionais que se candidataram a empregos através do site da Michael Page e, desses, 44% dos inquiridos esperam ser aumentados e 47% consideram mesmo que está para chegar a tão desejada promoção.

Em termos estatísticos, o país mais satisfeito foi a Alemanha, com 70%, enquanto no outro extremo ficou a Itália, com 40% de satisfação. Portugal encontra-se um pouco abaixo da média europeia, que é de 58,7%, mas com mais de metade das pessoas satisfeitas, encontrando-se nos 53,4%.

Embora ainda com algumas dúvidas relativamente ao futuro, 60,3% dos profissionais acredita na melhoria do mercado no segundo semestre, havendo uma esperança envolvendo novas competências e novas funções, de 67 e 54,5%, respectivamente.

“A confiança que os candidatos da Michael Page demonstram em relação ao futuro do mercado de trabalho reflecte o desenvolvimento económico do País. O mercado de trabalho em Portugal vive uma fase de expansão, o que torna o recrutamento especializado fundamental na contratação de profissionais, aumentando a competitividade e produtividade nacionais”

Álvaro Fernández, Director Geral da Michael Page Portugal