A Consoveyo foi o parceiro escolhido para o desenvolvimento e fornecimento de uma solução de transporte e armazenagem completamente automática para o Grupo RNM – um dos maiores operadores de produtos químicos da Península Ibérica.nova solução automática e integrada vai ser implementada perto da fábrica já existente em Vila Nova de Famalicão. A instalação vai dar resposta às necessidades actuais, mas também antecipar o forte crescimento do grupo RNM.

Um dos pontos-chave da solução consiste na construção de um armazém automático modular que permite uma expansão futura, bem como na integração de diversas áreas – expedição, recepção, preparação de pedidos e linhas de enchimento localizadas – numa zona ATEX.

A expectativa do grupo é aumentar a eficácia do espaço ocupado, reduzir os tempos operacionais e garantir a optimização, fiabilidade e rastreabilidade de todos os processos existentes.

“Este projecto confirma a capacidade da Consoveyo de adaptar as suas soluções de armazenamento, de transporte e de preparação de pedidos aos requisitos específicos de um cliente”, afirma Jorge Couto, diretor de Marketing e Vendas. “Devido às necessidades de armazenamento e de manuseamento típicas da indústria química, é importante ter um equipamento que cumpra não só as normas específicas deste tipo de indústria, mas também todas as normas de segurança dos sistemas automáticos, garantindo uma alta fiabilidade e disponibilidade sem redução das cadências pretendidas”.

Dada a diversidade de dimensões e formatos de paletes e contentores a transportar e armazenar foi criada uma solução baseada em paletes escravas em circuito fechado, sendo a sua manipulação realizada de forma totalmente automática.

Para dar resposta ao desafio criado pela relação entre o elevado número de referências distintas e as cadências necessárias, foi adoptada uma solução de dupla profundidade para a estante de armazenamento.

“No momento, estamos a construir um armazém autoportante que atinge 35 metros de altura, onde quatro transelevadores equipados com garfos telescópicos manusearão as paletes em dupla profundidade, com a possibilidade de criação de áreas distintas de armazenagem em função da natureza de cada produto”, acrescenta Jorge Couto.

Devido à exigência de redundância das ilhas de expedição/recepção, onde os pedidos de entrada e as ordens de saída podem ter picos de alta cadência ainda que em horários distintos, estas linhas vão funcionar em ambos os sentidos. O software, totalmente desenvolvido pela Consoveyo, definirá o número óptimo de linhas de saída e entrada em cada momento, permitindo que os pedidos de expedição sejam executados e sequenciados de acordo com as necessidades de carga dos camiões e as matérias-primas sejam recepcionadas e transportadas pelo sistema simultaneamente.

Adicionalmente, uma zona de preparação de pedidos permitirá efectuar o picking dos diversos produtos e preparar antecipadamente e simultaneamente várias paletes cliente multiproduto, que serão armazenadas automaticamente até ao pedido de saída para o cais de expedição ser activado. Por outro lado, um carro de transferência servirá a distribuição de contentores vazios através das diferentes linhas de enchimento e do circuito do colector, integrando completamente a zona de produção com a área logística.

O desenho do sistema obedeceu a determinadas premissas, que se revelaram fundamentais para o êxito da solução da Consoveyo, como a sua modularidade, possibilidade de expansão futura e a redundância de todos os fluxos, que garantem uma alta disponibilidade do sistema e a maximização da sua eficiência energética.