As funções de procurement estão para ficar e continuam a crescer!

Verificamos que as grandes organizações estão continuamente a apostar no desenvolvimento dos seus departamentos de compras, para fazerem face à competitividade do mercado de trabalho, cada vez mais globalizado.

No passado, as “compras” eram vistas como um departamento de suporte e muitas empresas nem sequer o tinham. Cada departamento fazia as suas aquisições consoante as suas necessidades, sem qualquer procedimento ou processo, existindo casos de departamentos distintos trabalharem com o mesmo fornecedor mas com preços diferentes para o mesmo produto/serviço, criando discrepâncias e desperdícios gritantes!

Aos dias de hoje, as empresas estão muito mais focadas na optimização de custos, mantendo a qualidade de serviço, pelo que a criação ou desenvolvimento de funções de compras tem sido cada vez mais fulcral para o crescimento e estabilidade de uma organização. Atualmente, o procurement é uma peça fundamental na estratégia de uma organização, existindo cada vez mais profissionais especializados em negociação, visão estratégica de compras e otimização de processos e fornecedores.

A aposta em funções como: Chief Procurement Officer; Head of Purchasing; Head of Procurement; Project Buyer; Buyer; Commodity Specialist, entre outras, demonstra o crescimento e especialização nestas áreas.

O Futuro de uma organização depende cada vez mais da capacidade do procurement em dar resposta às necessidades do mercado e dos seus clientes, pelo que um departamento forte na procura de novos fornecedores, na gestão de parcerias e na optimização de custos, faz com que a organização esteja, quase sempre, mais bem preparada para fazer face às exigências do mercado.

Os departamentos de compras/procurement têm um impacto cada vez maior no negócio e na gestão da empresa, com um reporte direto à Administração/ Direção Geral, o que nos leva a crer que é uma área que irá ter um forte crescimento no mercado de trabalho nos próximos anos.

Aposte, aposte e continue a apostar nestas áreas! São áreas que vieram para ficar e onde a procura de profissionais irá continuar a crescer!

Filipe Forte, Consultor Sénior – Logistics&SupplyChain | Michael Page

Share This

Partilhar este artigo