A ASM Industries, que se define como o maior fabricante português de torres eólicas, fechou um acordo de investimento de 4,5 milhões de euros para acelerar o crescimento e a presença no sector ‘offshore’. Trata-se de um investimento realizado por um investidor institucional e que equivale à aquisição de 15% da sua unidade industrial, ASM Offshore, disse a empresa em comunicado.

A nova infra-estrutura industrial compreende uma área total de cerca de 72.000 metros quadrados e envolve um investimento de 29 milhões de euros. Esta unidade industrial da ASM Offshore situada no porto de Aveiro deverá entrar em funcionamento em Março de 2019, sendo que o reforço financeiro vai permitir o cumprimento das metas estratégicas da ASM Industries, que quer chegar aos 50 milhões de euros de facturação em 2020.

O fabricante quer competir em pé de igualdade com grandes empresas internacionais da área e exportar de Portugal para toda a Europa e América. A empresa é provavelmente uma das maiores metalomecânicas em Portugal e a mais pesada, com capacidade de fabricar em série peças isoladas de 450 toneladas, nomeadamente torres e fundações eólicas ‘offshore’.

A nova infra-estrutura industrial compreende uma área total de cerca de 72.000 metros quadrados (m2) e situar-se-á na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), envolvendo um investimento de 29 milhões de euros.

A ASM Industries é uma sub-holding do grupo A. Silva Matos, uma estrutura empresarial familiar, que é constituída pelas empresas ASM Energia, ASM Offshore e ASM Marine.