A ASM Industries, o maior produtor português de torres eólicas e fundações offshore, foi a empresa escolhida para fabricar e fornecer duas plataformas completas para o novo parque eólico offshore em Viana do Castelo, no âmbito do projecto WindFloat Atlântico. A produção dos equipamentos já está a decorrer e a entrega das plataformas está prevista para Junho de 2019.

«Uma clara vitória da nossa estratégia em querer posicionar a ASM Industries entre os principais fornecedores da Europa de equipamentos metálicos para o sector da Energia, nomeadamente torres eólicas, fundações offshore e estruturas marítimas», destaca Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries. «Nesta fase estamos a investir um total de 40 milhões de euros em duas novas unidades, em Setúbal e Aveiro, para fabricar estruturas offshore em série, pois sabemos que é uma área estratégica e com um potencial a explorar.»

O projeto WindFloat Atlântico, detido pela empresa Windplus, tem previsto entrar em operação no Verão de 2019, e tem como finalidade o aproveitamento da energia eólica offshore, através de uma tecnologia inovadora da empresa Principle Power. É constituída por três plataformas flutuantes semi-submersíveis e triangulares, onde assenta uma turbina eólica com 8.4 MW (megawatts) de capacidade de produção. Esta tecnologia inovadora permite a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40 metros.


«Este é um grande passo para o desenvolvimento do cluster das energias oceânicas no nosso País, aposta clara deste governo», afirma Adelino Costa Matos. «Este projeto deve ser encarado como uma oportunidade única de o nosso País ganhar as competências, infra-estruturas e know-how no fabrico de estruturas para o sector oceânico. O mercado de parques eólicos offshore em todo o mundo tem um grande potencial e a tecnologia utilizada no projeto WindFloat Atlântico permite que Portugal possa continuar a ser pioneiro nesta área.»

Adelino Costa Matos reforça ainda que «este é um contrato importante para a ASM Industries, primeiramente por ser um projecto no nosso País, e por outro uma clara validação da estratégia e dos investimentos industriais da ASM em Portugal». «Temos muito orgulho em criar valor no nosso País em projetos inovadores e disruptivos. Ambicionamos faturar 50 milhões de euros 2020 com uma contribuição dos equipamentos offshore de 70% e criando 200 postos de trabalho na área. Desde 2014 a empresa tem vindo a crescer a uma média de 20% ao ano, e este ano de 2018 vai alcançar os 100%», salienta o CEO.