Os novos camiões e autocarros da MAN Truck & Bus são agora primeiro criados enquanto protótipos virtuais em laboratório, anunciou a marca . “O objectivo é conseguir detectar possíveis falhas muito antes do início da produção”, explicam. Isto é possível graças ao “Cave Automatic Virtual Environment” (CAVE), um espaço de design criativo de alta tecnologia com 46 m² na fábrica da MAN em Munique. Os cinco computadores de elevado desempenho incorporam gráficos de última geração, câmaras de infra-vermelhos e projectores stéreo, com uma resolução de imagem de 2K em quatro grandes ecrãs.

Cerca de um ano antes do início da construção propriamente dita, o CAVE permite aos especialistas moverem-se em torno de uma maquete virtual do novo modelo de camião ou autocarro, através de um conjunto de auscultadores e controlo 3D, e esclarecer assim algumas questões chave na fase inicial do processo: todas as componentes das unidades têm ótima acessibilidade? O produto ou o processo de produção têm de ser adaptados de alguma forma?

“A vantagem da realidade virtual é que nos permite poupar tempo, material e muito dinheiro”, explica o engenheiro de desenvolvimento avançado e protótipos da MAN Martin Raichl. O CAVE também permite ultrapassar os desafios colocados pelo sistema de conjuntos modulares e pela vasta gama de diferentes modelos de veículos comerciais produzidos: um travão pode ajustar-se no MAN Lion’s Coach, por exemplo, mas ter de ser adaptado para a instalação em modelos de autocarros de serviço. Os testes em ambiente 3D permitem à equipa do CAVE identificar e antecipar potenciais problemas e encontrar soluções atempadamente.