A recente compra da OOCL ajudou a Cosco a passar a francesa CMA CGM no TOP 100 da Alphaliner, e subindo a sua quota de mercado em 3,2%, chegando assim aos 12,3%. Nos últimos três anos a empresa chinesa triplicou a sua quota e aumentou em 65% a capacidade de carga da sua frota. A Cosco já manifestou a vontade de que a OOCL se mantenha como entidade independente, tanto enquanto marca como enquanto estrutura, mas pertencente ao grupo Cosco.

Apenas atrás da MSC e da Maersk, que detêm 14,5 e 18%, respectivamente, a OOCL aguarda ainda mais 20 navios que terão uma capacidade para 300 mil TEU, sendo que a companhia já tem capacidade para cerca de 700 mil e este aumento de 43% irá ser importante para atingir a meta definida pelo grupo: um milhão de TEU, limite quebrado apenas por 7 companhias no ranking.

Este mês foi suspensa uma das rotas da Costa Oeste dos EUA de modo a implementar ajustes na frota, e ao mesmo tempo encontram-se a ser criadas sinergias na optimização de rede, compras e TI com a Cosco.

Neste momento a Cosco totaliza 2,7 milhões de TEU e ambiciona ir mais longe, embora seja difícil alcançar os gigantes acima.