O duotrailer é o novo conceito inovador da SEAT, juntamente com o Grupo Sesé, um veículo com 31,70 metros que poderá transportar até 70 toneladas, puxadas por um camião-tractor da Scania, marca do Grupo Volkswagen, à qual também pertence a SEAT. As empresas consideram que esta inovação será mais ecológica por comprimir num único veículo a carga de dois individuais, reduzindo ainda os custos.

Cada atrelado terá uma dimensão de 13,70 metros, e o uso destes irá significar uma poupança de 20% relativamente às emissões de CO2, bem como, segundo Ángel Pueyo, Director-Geral do Grupo Sesé, à redução de sinistralidade nas estradas, das emissões e à poupança de custos, acrescenta-se a versatilidade, já que este transporte favorece, sem dúvida, a intermodalidade e melhora a eficiência e a sustentabilidade”.

O duotrailer já realizou a sua prova piloto com sucesso, entre Saragoça e a sede da SEAT, em Martorell, e irá continuar em fase de testes pelos próximos meses. De acordo com o vice-presidente de Produção e Logística da Seat, Christian Vollmer, “o duotrailer equivale a reduzir em 50% o número de camiões em circulação e isso representa enormes vantagens em termos de sustentabilidade, meio ambiente, segurança e eficiência”.

As empresas já haviam introduzido o conceito de megatruck há dois anos, e até à data era o maior a circular na Europa, tendo este sido substituído pelo duotrailer, que com mais 6,7 metros e uma capacidade para deslocar mais 10 toneladas, reduz as emissões em mais 6% que o anterior.