A Henkel investiu recentemente numa expansão em Montornés del Vallés, em Barcelona, com a construção de um novo armazém automático de última geração e uma linha de embalamento para ser o novo centro logístico todo o Sul da Europa da Laundry & Home Care. O investimento vem no seguimento da estratégia 2020+ da empresa, sendo a aposta na indústria 4.0 uma das preocupações em vista. A Henkel Ibérica irá contar com o apoio da Catalonia Trade & Investment, da Câmara Municipal de Montornés del Vallés e da Solvia, para o desenvolvimento deste projecto.

A nova linha de embalamento será mais rápida e sustentável, e dedicada ao embalamento de detergentes líquidos, como os das marcas Persil e X-tra, que lançaram recentemente uma nova fórmula concentrada e que terão uma embalagem mais leve. A empresa anuncia em comunicado que estas novas embalagens serão mais ecológicas e as novas fórmulas ajudarão a reduzir os consumos de água e a quantidade de resíduos gerados.

Relativamente ao novo centro logístico automatizado, terá uma área de 24.000m2, e irá incluir uma secção totalmente robotizada e uma operacional mais convencional, com actividades de recolha e embalamento. A sua grande área operacional irá permitir à empresa movimentar mais de um milhão de paletes por ano e estará concluída e completamente operacional até 2020.

“Estamos muito orgulhosos com o facto da fábrica de Montornés del Vallés ter sido novamente escolhida para expandir as suas capacidades, mesmo depois do investimento no HUB europeu para a indústria aeroespacial que estamos ainda a construir. São novos projectos que nos consolidam como um centro de produção de referência para o grupo”, conta em comunicado Jordi Juncà, Manager da fábrica.

O centro de Montornés del Vallés já conta com 50 anos de actividade e produz anualmente mais de 200 mil toneladas, exportando para mais de 60 países empregando mais de 500 pessoas, directa e indirectamente.