Os investimentos feitos no Porto de Leixões permitiram que este fizesse história e atinge agora níveis nunca antes alcançados em termos de movimentação de mercadorias: no primeiro semestre do ano movimentou quase 10 milhões de toneladas, num aumento de 1,36% num período homólogo, e registando ainda um aumento de 11,41% de carga Ro-Ro. Em números exactos, pelo porto passaram 9 978 313 toneladas de carga, o que dá uma média de mais de 1,6 milhões de toneladas por mês.

A APDL, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, conta em comunicado que estes resultados se devem aos esforços que têm vindo a ser feitos de modo a que o Porto de Leixões seja considerado o maior e melhor porto Ibérico: “estes indicadores representam o trabalho realizado para continuar a afirmar Leixões como o maior e melhor porto do noroeste peninsular. Hoje, companhias e armadores vêem em Leixões um porto realmente seguro e competitivo e este recorde é prova disso”.

Para este crescimento a empresa destaca o aumento do tráfego roll-on/roll-off de embarque e desembarque de carga em cima de rodas de 11,41%, o aumento de 3,67% em carga contentorizada e de 1,59% em granéis líquidos.