Foi no final de 2016 que a Google anunciou oficialmente o seu autónomo Waymo, nome atribuído por essa altura a um projecto que já estava a ser desenvolvido anteriormente, e que agora irá ser testado pela Walmart, empresa de retalho norte-americana, de modo a combater os problemas nas entregas de última milha.

O Waymo irá ser utilizado pela Walmart para as suas entregas através do e-commerce, como fase experimental do processo, estando esta fase destinada a 400 compradores regulares da companhia. O uso deste veículo como alternativa ao transporte para as compras online visa tornar este processo mais operacional e eficiente. As compras feitas online são encaminhadas para o staff responsável pelo picking, preparação e expedição das encomendasa coleta dos pedidos que prepara o embarque, sendo posteriormente carregadas no Waymo e desloca-se às coordenadas indicadas, sem a necessidade de empresas intermédias no processo.

Encontrando-se em fase experimental, os compradores poderão usufruir da oferta deste serviço em suas casas, nos Estados Unidos.