A líder de bebidas gaseificadas de frutas de França, Orangina, está a melhorar o aprovisionamento dos seus frutos de modo a manter a qualidade a que têm vindo a habituar os seus consumidores de um modo sustentável. Começou a experiência no seu país, através de um guia de boas práticas, que fora aprovado e assinado por todos os seus parceiros.

Os parceiros da empresa têm sempre o cuidado de procurar os melhores frutos que possam conciliar a quantidade de sumo e a qualidade do sabor, sendo entregues em até 24 horas após a sua apanha, permitindo que estes mantenham o seu sabor. Agora, a empresa pretende trabalhar de uma forma mais próxima com os seus fornecedores, para criar uma melhoria contínua das práticas para uma agricultura não só fundamentada, mas também ecológica.

Os fornecedores, seguindo o guia de boas práticas, foram incentivados a irem além das suas obrigações legais, e garantem que os fazendeiros com quem trabalham asseguram que as fazendas se encontram dentro dos parâmetros e cuidadas de forma ecológica e sustentável, limitando a utilização de tratamentos fitossanitários. Para cuidar das culturas, os meios biológicos prevalecem, em detrimento dos químicos, e mesmo em termos hídricos, cada um dos seus fornecedores se empenha em preservar água e em combater os desperdícios, adaptando-se às necessidades das plantas.

A Orangina procura que os seus fornecedores participem também activamente em cada um dos processos de transformação de frutas em sumo com o seu know-how e a sua capacidade de inovação, ao serviço de um duplo objectivo: preservar o sabor e a qualidade das frutas e reduzir o impacto ambiental das suas actividades industriais.

A eficiência energética da empresa foi aumentada e as emissões atmosféricas diminuídas, bem como a quantidade de água utilizada para a produção que, até 2020, deverá ser reduzida em até 33% por litro de sumo produzido (quando comparado com os gastos de 2006, quando foi comprada pelo Blackstone Group e Lion Capital LLP), embora seja um elemento-chave para a produção dos seus sumos.