A mercachefe.pt é um marketplace em contexto global, com um modelo de negócio B2B que pretende ligar os vendedores dos mercados abastecedores aos compradores profissionais do Canal HoReCa e a retalhistas alimentares. buyinportugal.pt, por seu turno, é um marketplace B2B para as empresas exportadoras portuguesas, ou seja, para uso dos compradores internacionais.

As duas plataformas electrónicas permitem que os compradores profissionais de todo o mundo possam efectuar os seus negócios 24 horas/7 dias por semana junto dos operadores do MARL, bem como, a breve prazo, junto de operadores de qualquer outro mercados português gerido pela SIMAB, SA, tal como decorre do protocolo estabelecido entre as duas entidades.

Os utilizadores/compradores profissionais têm nestas plataformas várias opções de procura: através do perfil do vendedor; por palavras-chave; por categoria ou subcategoria de produto; pelos fornecedores habituais; por promoção, clicando nos respectivos banners; dispondo de listas de compras; de produtos favoritos; ou por re-encomenda. Através do mercachefe.pt, os vendedores podem oferecer várias soluções de entrega, desde o levantamento da encomenda no MARL, ao uso de viatura própria, ou o uso das transportadoras do marketplace.

Antes do interessado finalizar a compra pode visualizar as várias transportadoras do marketplace, sejam para transporte refrigerado ou não, os respectivos preços e o tempo de entrega, sendo que a logística compartilhada e as tarifas resultam de uma parceria com diversos operadores do MARL.

Outra inovação é a prestação de um serviço de pagamento: as transacções são seguras, a cobrança é efectuada através do serviço Multibanco pela Buyin.pt, SA, ou por transferência bancária, no caso de o comprador se encontrar no estrangeiro; o processo de pagamento é efectuado semanalmente aos vendedores do MARL.

De acordo com Ricardo Wallis, CEO da Buyin.PT, SA, entre os clientes do MARL que formalizaram a sua adesão a estas plataformas digitais estão, por exemplo, a Eporifrutas, a Frutorbel, a FruFresh ou a Joia do Campo, no sector das frutas e legumes; a Rota Grega, no sector do pescado; ou o Bistrô da Bekas, uma startup incubada pela Loures Inova.

Rui Paulo Figueiredo, CEO do Grupo SIMAB, lembra que a adesão a estes suportes electrónicos corresponde a um passo importante no processo de digitalização dos operadores do MARL, sendo a capacidade de comprar on-line um serviço digital acrescido para os actuais clientes, abrindo a oferta do MARL a uma nova clientela em Portugal, mas igualmente em todo o mundo.

Ricardo Wallis salienta outras vantagens desta parceria: a permanente disponibilidade do incomparável stock de produtos alimentares dos operadores do MARL; uma organização logística bem estruturada para todos os tipos de expedição, seja para clientes em Portugal ou para exportação; e a experiência acumulada de décadas dedicadas ao comércio.