A Renault Cacia celebrou a produção de 40 milhões de bombas de óleo, um marco na história da segunda maior fábrica automóvel em Portugal, em termos de número de colaboradores.

Nos dois últimos anos, a fábrica de Cacia foi distinguida como a melhor fábrica de caixas de velocidades da aliança Renault-Nissan em todo o mundo. A Renault Cacia também produz muitos outros componentes, ao ponto de se considerar que não há nenhum Renault a circular no planeta que não tenha (pelo menos) uma referência com origem na unidade portuguesa localizada em Cacia. As bombas de óleo são disso exemplo.

Desde 1982, que a Renault Cacia (inaugurada em Setembro de 1981) também se dedica à produção de bombas de óleo. Agora, assinala-se o fabrico da bomba de óleo número 40 milhões – um número que confirma a importância da unidade para a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Cerca de 70% de todos os motores produzidos pela Renault beneficiam da incorporação de bombas de óleo fabricadas em Portugal. Actualmente, a Renault Cacia produz quatro famílias distintas do componente, com as linhas a estarem preparadas para fabricar até 89.500 referências por semana.

Por outro lado, já está em curso o programa de investimento, anunciado no final de 2016, num montante superior a 100 milhões de euros. O objectivo é dotar a fábrica de Cacia das condições necessárias à produção de uma nova geração de caixas de velocidades.

Com um volume de negócios, recorde em 2017, a Renault Cacia exportou a totalidade da sua produção para 14 países (África do Sul, Argentina, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Índia, Irão, Marrocos, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia), distribuídos por quatro continentes.

Mais de 70% do volume de negócios da fábrica diz respeito à produção de caixas de velocidades (725.000 em 2017) com a restante percentagem a dizer respeito a outros componentes para motores a gasolina, bombas de óleo (do qual é o maior fornecedor de todo o Grupo Renault), árvores de equilibragem e outros componentes para caixas e motores.

Situada num complexo industrial de 340.000 m² de área total, dos quais 70.000 m² de área coberta, a Renault Cacia é a segunda maior unidade industrial de construtores automóveis em Portugal em número de colaboradores, empregando actualmente cerca de 1400 pessoas.