A Nestlé e a XPO Logistics estão a criar um centro de distribuição do futuro no novo “Logistics Gateway”, em Leicestershire, Reino Unido. A instalação, um armazém digital do futuro, será ocupada predominantemente pela Nestlé para os seus produtos embalados e funcionará como um ambiente de teste para os protótipos da tecnologia XPO antes do lançamento global.

O centro de distribuição customizado, com conclusão prevista para 2020, contará com avançados sistemas de classificação e robótica, juntamente com automação de ponta co-desenvolvida com a Swisslog Logistics Automation. O ecossistema digital do site integrará dados preditivos e máquinas inteligentes para assim criar um dos centros de gestão da distribuição mais avançados do mundo, proporcionando aos consumidores acesso mais rápido e eficiente ao KITKAT, MAGGI, NESCAFÉ e outras marcas muito amadas da Nestlé.

As instalações próprias da XPO estarão estrategicamente localizadas nas Midlands para beneficiar do acesso directo à auto-estrada M1 para o transporte rodoviário, do aeroporto East Midlands para voos de carga e de um terminal ferroviário de mercadorias no local com acesso directo aos principais portos do Reino Unido de Southampton. Felixstowe, London Gateway e Canal da Mancha.

A instalação será construída em planaltos feitos pelo homem, com paisagismo para minimizar o impacto visual. Medidas adicionais de sustentabilidade incluem iluminação LED que economiza energia, refrigeração ecologicamente correcta, bombas de calor de fonte de ar para as zonas de escritório e colecta de água da chuva.

O Director de Cadeia de abastecimento da Nestlé, David Hix, disse: “Estamos entusiasmados em trabalhar com a XPO Logistics para construir um centro digital e um laboratório de tecnologia no East Midlands Gateway Logistics Park. Este é um investimento mundial para a Nestlé que se baseia no século e meio de história que tem neste país. Esta parceria com a XPO incentivará a inovação e a experimentação em nossas operações de logística no Reino Unido e ajudará a tornar-nos ainda mais eficientes. Poderemos ser ainda mais ágeis para os nossos clientes em todas as nossas marcas, que incluem algumas das mais reconhecidas no mundo ”.

Richard Cawston, Director-Geral da Supply Chain da XPO Logistics Europe, afirmou: “A Nestlé confiou à XPO a arquitectura digital para a sua visão futura. Juntos, criaremos oportunidades ilimitadas para explorar novas tecnologias num ambiente logístico de última geração. O novo centro de East Midlands funcionará como um think tank e uma plataforma de lançamento para inovações XPO, com impactos de longo alcance na forma como os negócios são feitos. Estamos ansiosos por uma colaboração inventiva com a Nestlé.”