Muitas das vezes os responsáveis das empresas acabam por optar por soluções ERP, e embora sejam eficazes em determinadas áreas, e muito implementadas actualmente, poderão não ser o que se pretende quando se trata a área do procurement. Assim sendo, ficam aqui 6 razões para não utilizar um sistema ERP dedicado à área de procurement.

1 – Preço
Os sistemas ERP tradicionais são caros e têm despesas adicionais.

2 – Demora a implementar
ERPs são demorados no que toca a implementar, e este tempo não ajuda quando se fala de procurement.

3 – Fraca experiência de utilização
Com tantos ERPs a serem suportados por uma solução ad-hoc, os seus utilizadores por vezes sentem-se confusos ou mesmo frustrados quando se deparam com uma necessidade de alternar entre diferentes interfaces de utilização.

4 – Complexidade extrema
Os ERPs tradicionais são demasiados complexos para um uso comum, pelo que necessitam de alguma experiência tecnológica.

5 – Inflexibilidade
Com um pensamento focado, os clientes finais estão a ser forçados a optar por soluções menos flexíveis de modo a conseguirem integrar os sistemas.

6 – Foco em funções financeiras
As capacidades dos sistemas ERP são muito focadas na área financeira, pelo que não se adaptam directamente ao procurement.

Existem melhores formas de as empresas se adaptarem ao procurement, através mesmo de sistemas eProcurement, que irão obter resultados melhores, ou soluções de procurement através da cloud, que são fáceis de aplicar e garantem um retorno muito mais imediato, sendo o tempo de implementação de um sistema eProcurement medido em meses e não em anos, como seria com o ERP, a um custo muito mais baixo.