Hoje em dia o mundo está a avançar demasiado depressa, especialmente em termos digitais, pelo que é necessário que as empresas sejam capazes de se irem adaptando a esta mudanças, e o Aprovisionamento Ágil é a capacidade de pro-actividade necessária para antever os próximos movimentos deste mundo.

Num webinar chamada “Achieving Agile Procurement”, promovido pela Denali-A WNS e pela JAGGAER, este foi o tema chave.

De modo a ganharem uma clara vantagem competitiva, Brett Cornell, um especialista em procurement, ser ágil significa ter as capacidades para pensar, compreender e movimentar fácil e rapidamente.

“Está a tomar decisões (baseando-se na informação)? Está a colaborar? Está a capitalizar para ganhar uma vantagem competitiva? – Brett Cornell

Mas como poderemos atingir essa agilidade? Uma equipa de procurement torna-se ágil quando tem determinados comportamentos e características que os tornam capazes de pensar antecipadamente, quando é orientada por dados, é colaboradora e orientada para a acção, segundo Alan Veeck, outro especialista da área. Acrescenta ainda que a melhor maneira de atingir a agilidade é para as equipas de procurement se comportarem como gestores de categorias estratégicas, e que existem três funções essenciais para um gestor de qualidade:
– Conhecer os stakeholders;
– Entender as suas categorias;
– Apresentar resultados.

“Tem de ser pro-activo ao invés de reactivo, foque-se no utilizador final, pense como um cliente, elimine tanta fricção quanto possa.” – Alan Veeck