Dentro do amplo programa de apresentações e temas que vão estar em destaque nos dois dias da SCM Conference, um realce para as mesas redondas. Uma das melhores formas de por meio do diálogo e da troca de ideias entre os participantes se conseguir ampliar conhecimentos, discutir conceitos e muitas vezes criar novas direcções em momentos sempre construtivos de troca e partilha com a assistência.

“Na prática a teoria é outra” é uma mesa redonda que reúne jovens profissionais que falam da experiência de integrar o mercado de trabalho e da (des)adequação entre aquilo que aprenderam ao longo do curso e o que o mercado e as empresas esperam deles; a mesa dedicada aos recursos humanos onde o tema em debate será “Revolução 4.0: o que se espera das pessoas?” A união da chamada internet das coisas com a rápida automatização está a desenhar um novo cenário no mercado de trabalho. Que impactos se podem então esperar? Com esta quarta revolução irão emergir novos perfis profissionais? Como será e o que se espera dos profissionais que se movimentam nesta supply chain 4.0?; Procurement e Logística estão muitas vezes de costas voltadas, mas não deveria ser assim já que cada área desempenha um papel diferente e igualmente importante para a empresa. Não se pode ter um sem ter o outro. São elementos essenciais que compõem e contribuem para o êxito do todo: a supply chain. Como se equilibra no dia-a-dia essa realidade? Como se pode melhorar? É isso que vai ser debatido na mesa redonda “Procurement e logística – o Yin e o Yang de uma supply chain de sucesso”.

Embora o tema geral da conferência seja muito virado para esta revolução 4.0 que já está a acontecer, a mesa redonda “O ADN da Logística em Portugal” é um debate que se impõe. Propomos-lhe durante uma hora viajar no tempo e recuar qualquer coisa como 25/30 anos, altura em que se percebeu que aquilo que estava a acontecer já não era só transporte e movimentação de produtos e mercadorias. Como foram esses tempos? Quais os grandes desafios? Podemos retirar alguns ensinamentos desse passado recente para este momento de viragem que vivemos? Pode ficar a conhecer a resposta a estas e muitas outras questões logo na manhã do dia 20.

Mas, se conhecer o passado é importante, não menos importante é perspectivar os caminhos que se abrem às empresas nacionais neste mundo global e tecnologicamente ligado. Por isso, a proposta é encerrar a edição de 2018 da SCM Conference a olhar para o futuro. “Portugal: Somos capazes do melhor?” é o debate final. Cristiano Ronaldo, Salvador Sobral, Daniela Ruah… mas também o fado e o bom tempo; o vinho e a comida; turistas a chegar e a partir e outros que escolhem ficar; eventos internacionais que se fixam nas nossas cidades; a CNN que nos descobre… E, de repente, os olhos do mundo parecem estar todos virados para Portugal. Como saltámos, afinal, da periferia da Europa para o centro do mundo? Sempre fomos bons ou até iguais aos melhores só que não o sabíamos? Portugal está na moda ou simplesmente quando se reúnem determinadas condições e sabemos por onde ir agigantamo-nos e somos tão grandes como os maiores?

Muitas e boas razões para querer lá estar. Inscreva-se antes de perder a oportunidade de continuar na linha da frente. A palavra de ordem nos dias que correm nada tem de novo, mas não há como ignorá-la: Adaptar. Não o fazer é parar e isso é algo que há muito um ditado popular diz o que significa.