Não há indústria que o Blockchain não vá tocar nos próximos anos. Não há um único setor que não vá ser impactado por esta tecnologia que é a base de Bitcoin, Ethereum, Hyperledger, e que vai muito para lá das criptomoedas.

Banca, Seguros, Saúde e Administração Pública são apenas algumas dos sectores que já estão a utilizar tecnologia Blockchain para melhorar os seus processos ou mesmo os seus negócios. Mas também a logística e cadeias de abastecimento estão e vão continuar a ser impactadas por este paradigma.

Porque é que esta tecnologia emergente é tão importante para Supply Chain? Pela sua rastreabilidade e transparência. As redes Blockchain permitem otimizar as transações empresariais e as relações comerciais com redes comerciais robustamente seguras em Blockchain.

Esta tecnologia oferece um distributed ledger partilhado que é atualizado e validado em tempo real com cada participante da rede, permitindo a visibilidade igual das atividades e revela onde um ativo está em qualquer momento, poderá revelar quem é o proprietário e em que condições está em apenas alguns segundos.

É nesse sentido que a Aliança Portuguesa de Blockchain irá marcar presença na SCM Conference, mostrando quais as vantagens deste paradigma e de que modo já está a ser utilizado no mundo real por várias empresas de diferentes setores,
onde se inclui, naturalmente, a cadeia de abastecimento.

Desde que foi formada, a Aliança tem vindo a promover vários workshops em Universidades e associações empresariais de todo o país. Deste modo, a Aliança pretende chegar a alunos do ensino superior e às empresas portuguesas de modo a que tanto os estudantes como o tecido empresarial possam ficar a conhecer melhor os benefícios do Blockchain.

Simultaneamente, a Aliança Portuguesa de Blockchain tem vindo a promover os Blockchain Challenges – Desafios de Negócio baseados em Blockchain. Estes reptos constituem desafios criativos e tecnológicos com base em distributed ledgers e que serão orientados para vários setores, como banca, seguros ou retalho, por exemplo, e que procuram responder a uma ou mais necessidades identificadas nesses setores e que o Blockchain pode ajudar a resolver.

Por fim, perto do final do ano, a Aliança vai promover uma conferência onde serão apresentadas as soluções e atividades desenvolvidas pelos participantes ao longo do ano, para além de um painel de debate em torno das conclusões e projetos desenvolvidos no contexto da iniciativa.

Não há dúvida de que o Blockchain vai tocar grande parte das indústrias e Portugal deve colocar-se desde cedo na linha da frente de inovadores e adotar esta tecnologia para que os seus negócios sejam diferenciadores e conquistem outros mercados internacionais.

Rui Serapicos | Aliança Portuguesa de Blockchain