Pela primeira vez na história, dois armadores nacionais integram a lista da Alphaliner dos 100 maiores operadores de porta-contentores a nível mundial, juntando-se agora a Transinsular ao Grupo Sousa, que já constava na lista, neste momento ocupando a posição 96, mas já tendo ocupado a 91.

A mais recente subida da empresa portuguesa ao 98.º lugar do ranking, com 5.497 TEU, foi a surpresa deste ano. A Transinsular conta com uma frota de 8 navios (quatro próprios e quatro fretados), e esta subida pode-se justificar tanto pelos investimentos feitos, como pela eliminação de algumas companhias, como é o caso das “K Line”, “MOL” e “NYK”, que se fundiram para criarem a mais recente companhia magenta que ocupa o 6.º lugar do ranking, com mais de 1,5 milhões de TEU.

A companhia do Grupo ETE é, isoladamente, maior do que as do Grupo Sousa (PCI + EN Madeirense + Boxlines), e a maior a nível nacional, no entanto, segundo os critérios da Alphaliner, esta fica abaixo dois lugares com uma diferença de 130 TEU.