Nos dias que correm a aposta no Procurement está muito em voga, de modos a que muitas pessoas procuram recorrer a esse método para aumentar a rentabilidade das suas empresas, no entanto, a escolha de um responsável para esse cargo não é fácil, e terá de ser ponderada!

De modo a ajudá-lo a fazer as perguntas certas, damos-lhe algumas sugestões de perguntas que podem ser importantes na altura de decidir por quem optar para a escolha da pessoa que irá ocupar esse cargo!

1 – Quantos projectos semelhantes abordou?
Saber a experiência profissional da pessoa é importante, e o quão dentro da área se encontra. Só assim saberá se está a contratar a pessoa certa e se este é o cargo ideal para ele. No entanto, ter passado por muitos projectos também poderá ser algo a desconfiar, o que levará à próxima questão.

2 – Porque é que saiu do projecto anterior?
Ter passado por vários projectos pode não significar nada, mas também poderá significar tudo! Tente compreender o que aconteceu para o seu entrevistado ter abandonado o barco anterior, pois é importante que compreenda se este será o lugar e ambiente ideais para ele, caso contrário também poderá abandoná-lo!

3 – Procura alguém a full time ou a tempo parcial?
A melhor forma de compreender os métodos de trabalho de uma pessoa é através de um trabalho temporário, só depois passando a contrato. Deste modo pode não só perceber as ambições que a pessoa tem, o seu método de trabalho, a sua evolução e se está realmente a gostar do que se encontra a fazer, pois uma pessoa motivada consegue ser muito mais eficiente! Se acha que a pessoa merece passar a contrato não hesite, pois isso só a irá motivar mais!

4 – Qual é o seu horário?
As pessoas recebem pelo que trabalham, e vice-versa! Escolher a pessoa por ter uma menor taxa de custos pode não garantir que o trabalho vá ser feito da melhor maneira, e se a sua principal preocupação são os custos poderá ter de repensar se pretende uma pessoa com experiência na área ou se não será melhor contratar uma pessoa mais generalista e adaptável para o cargo.

5 – Consegue dar-nos uma lista de referências?
Esta é uma pergunta básica, e claro que se a pessoa não conseguir dar duas referências credíveis facilmente poderá ser um possível carimbo vermelho na sua contratação.

 

Gostou das perguntas? Sente-se mais preparado para contratar agora? Acha que há alguma pergunta que deveria ser feita e que muitas vezes é esquecida pelas entidades?
Partilhe a sua opinião com a comunidade!