A medida já vinha a ser pressionada pelas entidades interessadas há algum tempo, mas apenas agora é que foi lançada a luz verde para a redução de custo em 30% para a passagem de pesados de mercadorias nas antigas SCUT do interior e do Algarve (A4, A22, A23, A24 e A25). A medida será aprovada brevemente em Conselho de Ministros, onde serão ainda anunciadas mais medidas de apoio às empresas da região.

O Ministério das Finanças e o Ministério do Planeamento e das Infra-Estruturas têm vindo a estudar o valor da redução nos últimos meses, sendo que inicialmente fora estudada a redução de apenas 15%, metade do que ficara estabelecido. Pedro Siza Vieira, ministro adjunto do Primeiro-Ministro, conta que as medidas tomadas visam “contribuir para a competitividade da actividade económica”, pelo que António Costa anunciara inclusive a redução do IRC para as empresas locais.

No entanto, algumas empresas lamentam que as medidas não sejam ainda alargadas aos ligeiros de mercadorias e veículos particulares. José Gameiro, presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, conta que a maioria dos empresários conta com um veículo ligeiro de mercadorias para o transporte das mercadorias, “e os empresários que não tenham pesados, mas apenas ligeiros de mercadorias, que são a maioria daqueles que aqui existem?”.