Por vezes a área de procurement pode ser complicada, por ser um investimento arriscado, temos de estar muito atentos aos custos adicionais e ser muito rigorosos e cuidadosos com os critérios de selecção. Temos de apostar no nome da empresa e fazer com que todos trabalhem no mesmo sentido, incluindo os fornecedores. No entanto, por muito importantes que esses detalhes sejam para o procurement, poderão deixar os interessados a desconfiar um pouco do negócio.

Pensemos: Será que gostaríamos de ter alguém a relembrar a toda a hora cada detalhe que lhe irão criar uma utopia e ficar a pensar que vai tudo correr lindamente e empurrar no sentido de investirmos naquela empresa em detrimento de outra? Deste modo, apresentamos aqui 10 dicas que deve ter em conta de modo a facilitar esta tarefa.

1 – Seja sincero.
Nunca se conseguirá atingir o apoio total e a confiança se não formos sinceros. Torna-nos suspeitos, e não queremos que haja o mínimo de desconfiança por parte dos interessadas. Estabeleça um contacto aberto e seja construtivo.

2 – Faça perguntas.
As partes interessadas percebem que o negócio provavelmente será algo de que não irão gostar se não pararmos de falar. Temos de lhes dar espaço para falar, não tornar o diálogo num monólogo.

3 – Ouça.
Pior que não fazer perguntas é não saber ouvir as respostas. Ouça e colabore, perceba o que é que o outro lado quer e procure mostrar que através desse investimento ele o obterá.

4 – Envolva-se.
Claro que todos temos outras ocupações e pensamentos, e por vezes para fazermos o nosso trabalho precisamos de nos proteger, mas as pessoas percebem quando estão a ser evitadas, ou mesmo excluídas. Procure envolver-se com o outro lado e mostrar-se interessado na conversa e disponível para ajudar e disponível para criar um compromisso.

5 – Faça amizades.
Para uma parceria correr bem, tem de se dar bem com a pessoa em questão, mesmo que apenas profissionalmente, mas seria arriscado criar negociações com alguém de quem não gostamos, ou não gosta de nós. Precisamos de nos darmos ambos bem para que tudo corra bem.

6 – Partilhe o mérito.
O sucesso não depende apenas de si, depende de um trabalho em grupo, e devemos saber partilhar o mérito com quem merece e fez com que algo corresse bem. Isto motiva os envolvidos a fazerem mais e melhor e dá a conhecer a sua personalidade. No caso de não partilharmos os louros de uma vitória podemos até ganhar essa batalha, mas perder a guerra.

7 – Seja simpático para os fornecedores.
O procurement tende a criar uma certa distância para com os fornecedores, especialmente se tivermos um pressentimento de que eles não vão ganhar o contrato. Temos de ser objectivos na escolha dos nossos parceiros.

8 – Aprenda.
Quanto sabe sobre os desafios e as prioridades em que os seus interessados estão a trabalhar de modo a satisfazê-lo? Não só irá aprender melhor as intenções e o porquê dos seus pedidos e das suas respostas, mas também irá ficar bem visto por fazer esse esforço.

9 – Jogue o jogo.
Para ganhar o apoio, tem de dar apoio, é um jogo que se joga com dois comandos. Não é tanto pelo que sente pelo outro, mas o que uma determinada figura influente sente por si. Se a sua empresa tem uma ou mais figuras de influência do género, jogue e trabalhe para que fiquem a seu favor.

10 – Mereça o apoio do outro.
Porque não iria um interessado apoiar e elogiar os esforços em prol do procurement? Haverá alguma maneira de fazer mais para merecer o seu apoio? Recorde-se das dicas anteriores,  ouça, e faça por merecer o apoio investido.

 

 

Estas dicas poderão ainda ser adaptadas a diversas outras áreas!

 

Considera que mais alguma(s) deveria(m) constar na lista? Conte-nos qual/quais através dos comentários!